Arte Educação


Paula erber é artista visual. Seu percurso como artista acontece em paralelo, influencia, e é influenciado pelo trabalho com arte educação. A artista oferece aulas e oficinas de arte para crianças, adolescentes e adultos. Paula erber acredita na arte como ferramenta para construção de um pensamento crítico. Suas aulas misturam teoria e prática. Trabalha principalmente com as técnicas que utiliza em seu trabalho artístico, gravura, papel reciclado, e fotografia pinhole.


Sempre esteve ligada à educação. Na infância tentou ensinar a empregada da família. Na escola, disse aos professores em um conselho de classe, que educação não era para o vestibular, era para a vida. Na escola de Artes Visuais, no Parque Lage, fez monitorias em trocade bolsas de estudo. Enquanto estava viajando e fazendo bijouterias, crianças se juntavam a ela, para aprender informalmente.


Seguem alguns trabalhos que permeiam sua trajetória:


Fez monitoria na Mostra Rio Gravura. Quando iniciou a licenciatura em artes já realizava oficinas de gravura e papel reciclado, no atelier DZ9, em Santa Teresa, dentro do Projeto Jovens Aprendizes. Adolescentes das comunidades do bairro freqüentavam os ateliês e aprendiam as técnicas produzidas pelos artistas do Arte de Portas Abertas. No centro Cultural Banco do Brasil trabalhou na exposição “Rembrandt, a Arte da Gravura”, e depois, como estagiária e educadora no programa educativo, onde realizou visitas orientadas e oficinas. Executou este tipo de trabalho em outros centros culturais como o MAM e OI Futuro. Desenvolveu inúmeras oficinas de gravura e fotografia pinhole através do Sesc. Também possui experiência em escolas municipais e particulares. Realizou a coordenação pedagógica da exposição Sonia Andrade, uma retrospectiva, em parceria com Henrique Martuscello no Centro de Artes Helio Oiticica.

   



Registro fotográfico das atividades educativas:

     

  eduardo passos